Sobre alunos indígenas na universidade: dispositivos e produção de subjetividades

Flávia Marinho Lisbôa
Universidade Federal Rural da Amazônia 

Ivânia dos Santos Neves
Universidade Federal do Pará




RESUMO

Neste artigo, analisamos enunciados de estudantes indígenas da etnia Gavião, da recém-criada Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), registrados em rodas de conversas promovidas em suas respectivas aldeias, onde relataram suas experiências e expectativas com o Ensino Superior. Recortamos partes das falas de 10 desses estudantes e utilizamos também duas publicações da Unifesspa com foco nos estudantes indígenas. Como referência teórico-analítica, tomamos o conceito de dispositivo de Michel Foucault e a perspectiva arquegenealógica para entender as transformações históricas que culminam na atualidade, apontando como a presença indígena tem desestabilizado a homogeneidade acadêmica.

Palavras-chave: Dispositivo; Universidades; Análise do discurso; Indígenas; Amazônia

Disponível em: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário