Flávia Marinho Lisbôa
Universidade Federal Rural da Amazônia
Ivânia dos Santos Neves
Universidade Federal do Pará
RESUMO
Neste artigo, analisamos enunciados de estudantes indígenas da etnia Gavião, da recém-criada Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), registrados em rodas de conversas promovidas em suas respectivas aldeias, onde relataram suas experiências e expectativas com o Ensino Superior. Recortamos partes das falas de 10 desses estudantes e utilizamos também duas publicações da Unifesspa com foco nos estudantes indígenas. Como referência teórico-analítica, tomamos o conceito de dispositivo de Michel Foucault e a perspectiva arquegenealógica para entender as transformações históricas que culminam na atualidade, apontando como a presença indígena tem desestabilizado a homogeneidade acadêmica.
Palavras-chave: Dispositivo; Universidades; Análise do discurso; Indígenas; Amazônia
Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário