Na próxima quarta-feira, 25 de junho, o
graduando em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador
do GEDAI, Rodrigo Wallace dos Santos, vai apresentar o seu trabalho de
conclusão de curso intitulado: “Grandes Obras na Amazônia: Colonialidade,
Discurso e Mídia”.
A defesa do TCC será às 16 horas e terá
como banca avaliadora os professores: professora Dra. Ivânia Neves (orientadora
do trabalho); professor Msc. Diogo Miranda e professora Msc. Ana Shirley
Penaforte.
Este trabalho tem a proposta de tecer
uma análise sobre uma série de produtos audiovisuais que foram colocados em
circulação pela mídia durante os processos de construção das estradas
Belém-Brasília e Transamazônica, assim como da construção da usina hidrelétrica
de Belo Monte.
“Entendemos que os agentes responsáveis
por estas intervenções utilizam a mídia para legitimar e justificar perante a
opinião pública estas obras. Discutiremos sobre a colonialidade do poder, que
ainda se faz presente na Amazônia, sob a perspectiva de Walter D. Mignolo.
Trataremos também algumas noções da Análise do Discurso propostas por Michel
Foucault, como relações de poder, produção de verdades e do seu método
arquegenealógico e da noção de memória discursiva, proposta por Jean Jacques
Courtine”, explica Rodrigo.
A partir dos estudos de Mídia e Discurso
de Rosário Gregolin, este trabalho analisa algumas tensões discursivas
presentes nos enunciados sobre a Amazônia, colocados em circulação pela mídia e
também, a partir da perspectiva da intericonicidade proposta por Courtine, como
a mídia atua para criar uma memória das imagens sobre a Amazônia.
Já no dia 1 de julho, às 14 horas, a
aluna do curso de Letras da UFPA, Mayara Gemaque, vai apresentar seu TCC,
intitulado: “O Beijo Homoafetivo em Amor à Vida: um acontecimento na Telenovela
Brasileira”. A banca examinadora do trabalho será composta pelos professores: Professora
Dra. Ivânia Neves (orientadora do trabalho), professora Dra. Fátima Pessoa e
professor Dr. Marcos Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário