No dia quatro de junho, os mestrandos do PPGCOM deram continuidade ao Ciclo de Palestras “Tecnologias, Sociedade e Educação”, idealizado pela professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM – UFPA) e da Faculdade de Letras (FALE) da UFPA, Dra. Ivânia Neves, e organizado pelo GEDAI.
O Ciclo de Palestras
teve como objetivo aproximar pós-graduação e graduação por meio de uma temática
transversal ao campo da comunicação e das letras.
No último dia do
evento, os mestrandos do PPGCOM-UFPA, Arcângela Sena, Bruno Monte, Vívian
Carvalho e Diogo Miranda, apresentaram, para um público formado por estudantes
das faculdades de Letras e de Comunicação, as pesquisas desenvolvidas ao longo
do mestrado.
A jornalista e editora
do Jornal Liberal, Arcângela Sena, apresentou seu projeto inicial de pesquisa,
intitulado: “As representações culturais na Amazônia: um estudo de caso do
programa É do Pará, da TV Liberal”.
Durante a sua explanação, a mestranda contou sobre o surgimento do programa “É do Pará” e as mudanças ocorridas ao longo dos anos. Arcângela destacou a estreita relação que há entre a internet e o programa da TV Liberal, já que as opiniões dos internautas são fundamentais para pautar os assuntos que serão apresentados.
Durante a sua explanação, a mestranda contou sobre o surgimento do programa “É do Pará” e as mudanças ocorridas ao longo dos anos. Arcângela destacou a estreita relação que há entre a internet e o programa da TV Liberal, já que as opiniões dos internautas são fundamentais para pautar os assuntos que serão apresentados.
“Os programas de televisão hoje
querem aprender e utilizar todas as plataformas midiáticas. A convergência
midiática é algo que não pode ser ignorado pelos profissionais de televisão”,
explicou Arcângela.
Já Bruno Monte explicou
sobre o seu projeto: “A construção de sentidos sobre a Amazônia nos jogos
MMORPG”. Em sua dissertação, Bruno pretende mostrar o grande potencial
discursivo que os games possuem ao trazerem elementos que retratam a Amazônia.
“A construção de sentidos sobre a Amazônia é construído no momento da interação entre os jogadores e o jogo”, explicou o mestrando. Em sua palestra, Bruno mostrou também a importância das outras mídias para a construção dos discursos que estão presentes nos games que retratam a Amazônia.
“A construção de sentidos sobre a Amazônia é construído no momento da interação entre os jogadores e o jogo”, explicou o mestrando. Em sua palestra, Bruno mostrou também a importância das outras mídias para a construção dos discursos que estão presentes nos games que retratam a Amazônia.
O mestre Diogo Miranda,
apresentou parte do resultado de sua dissertação, defendida no início deste
ano, intitulada: “Palafitas Digitais: comunicação, convergência cultural e
relações de poder em Afuá”.
Diogo explicou sobre a relação
que existe, no município de Afuá, entre a internet e o rádio. No município, a
internet intensifica a relação que as pessoas estabelecem com o rádio, daí a
sua grande importância social. “A apropriação tecnológica não é só técnica, o
uso do facebook, dos smartphones, é um uso social. Nós devemos entender a
função social das tecnologias”, explicou Diogo.
Já a mestranda Vívian Carvalho
explicou sobre a representação indígena em telenovelas e minisséries veiculadas
na televisão brasileira. O objetivo da pesquisa, intitulada: “A presença
indígena na teledramaturgia brasileira: discursos e redes de memória” é
identificar os discursos que circulam nas telenovelas e minisséries sobre as
sociedades indígenas e como tais discursos estão inscritos em momentos
históricos que permitem que diferentes sentidos sobre as sociedades indígenas
sejam retomados nas produções televisivas.
“No Brasil, a telenovela é uma
matriz cultural, de tal modo que a gente consegue ver que as narrativas dessas
produções são atravessadas pelos acontecimentos históricos do nosso país. É por
isso que não devemos estudar as teledramaturgias como produtos isolados, mas
sim a partir de suas condições de possibilidades históricas.”, explicou a
mestranda.
Veja mais fotos do Ciclo de Palestras:
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