Terceira Sessão: A governamentalidade e o governo da língua

Por ‘governamentalidade’ entendo o conjunto constituído    pelas instituições, procedimentos, análises e reflexões, os cálculos  e as táticas que permitem exercer essa forma bem específica, embora muito complexa, de poder que tem por alvo principal a população (...) a preeminência desse tipo de poder que podemos chamar de “governo” sobre todos os outros”(FOUCAULT, p 143-144, 2008).

A partir dessa definição de Michel Foucault para “governamentalidade” e dos interesses dos estudos discursivos, a terceira sessão do VII Seminário GEDAI-GEADA-LEDUNI busca suscitar discussões que permitam compreender como a governamentalidade toma forma e concretude na subjetivação dos sujeitos, especificamente no que toca a língua, e como o conceito se relaciona nesses processos com outras noções foucaultianas como biopolítica e dispositivo.
Nisso é possível visibilizar as políticas de “deixar morrer” e “fazer viver” (necropolítica) que evidenciam os processos de eliminação física e simbólica dos sujeitos e seus saberes nos mais diversos âmbitos da sociedade, de onde pretendemos destacar e localizar a língua como objeto de ação da “governamentalidade” ao longo da nossa história, desde a colonização.

Tais apontamentos são acenos das possibilidades de discussões sobre as quais podemos nos debruçar para compreensão da língua, mostrando que esta sempre recebeu atenção especial dos governos, o que reforça a importância dos estudos da linguagem para a sociedade e, nesta sessão, esperamos apontar direções para as pesquisas, tomando a governamentalidade como instrumental teórico-metodológico na análise dos objetos discursivos.


                             

Live "Do Governo da Língua"

16/07/2020

15:00

Plataforma: Youtube 




Mediadora

Flávia Marinho Lisbôa 
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)


Docente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFPA) com tese sobre a língua na interface com a colonialidade e com os estudos discursivos com Foucault. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (UNIFESSPA), onde defendeu dissertação envolvendo Análise do Discurso e propaganda eleitoral. Especialista em Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA). Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). Membro do Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI-UFPA) e do Grupo de Estudos em Linguística e Formação Docente (GELFOR-UFRA), além de compor o Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM-UFRA). Currículo Lattes.


Regina Baracuhy
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)




Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, Campus de Araraquara (2004); Graduação em Licenciatura Plena em Letras (1987), com Habilitação em Língua Vernácula e Língua Inglesa; Especialização (1988) e Mestrado em Língua Portuguesa na UFPB (1994). Atualmente é professora Associado Nível IV da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas e orienta pesquisas no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e no Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING). Adota, como aporte teórico-metodológico de suas pesquisas, os pressupostos da área de Análise do Discurso - AD, com base nas contribuições de Mchel Foucault. Trabalha com temas que envolvem questões relacionadas ao discurso, sujeito e poder na mídia digital e impressa e em espaços urbanos. É autora de artigos e organizadora de livros na área de Análise do Discurso, tais como: Cartografias Discursivas (2018), Práticas Discursivas Contemporâneas: Corpo, Memória e Subjetividade (2011) e Práticas Discursivas Contemporâneas 2: Corpo, Identidade e Mídia. (2012). Também é Líder do Grupo de Pesquisa CIDADI - Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CNPQ). Currículo Lattes.



Ivânia dos Santos Neves
Universidade Federal do Pará (UFPA)


Pós-Doutorado em Linguagens e Governamentalidade pela Unesp de Araraquara. Doutorado em Linguística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp (2009). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004). Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992). Prêmio Jabuti 2000, na categoria didático. Experiências na área de Linguística, Comunicação e Antropologia. Desenvolve pesquisas com sociedades indígenas, com estudos sobre cidades e experimentações didáticas com as novas tecnologias da informação. Líder do GEDAI - Grupo de Estudos Mediações e Discursos na Amazônia. Atualmente, é professora do Instituto de Letras e Comunicação - ILC da Universidade Federal do Pará, docente permanente da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Currículo Lattes.



Maria do Rosário Gregolin
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-Araraquara)



Livre-docente em Análise do Discurso pela UNESP-Araraquara (2008); Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa (UNESP, Ar, 1988), Mestre em Teoria e História Literária (UNICAMP, 1983). Docente aposentada, colaboradora do Departamento de Lingüística, da UNESP-Araraquara. Foi coordenadora acadêmica do DINTER UNESP/UFMA (2005-2010) e Coordenadora do PROCAD UNESP/UFAC (2005-2014), ambos financiados pela CAPES. Orientadora de doutorado, mestrado e iniciação científica e supervisora de pós-doutorado na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Bolsista de PQ-CNPQ, com projeto na área de Análise do Discurso. Entre as publicações destacam-se os livros "Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos" e "Discurso e mídia - a cultura do espetáculo". Currículo Lattes.






PESQUISAS EM ANDAMENTO - DEBATES

APRESENTAÇÕES (Vídeo e Texto)



Políticas de Ensino de Línguas e Discursos sobre a prática docente na fronteira Brasil-Venezuela: sentidos em disputa
Marcus Vinícius da Silva  


É doutorando em Linguística, com ênfase em Estudos Discursivos Foucaultianos , no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP/Araraquara; Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos) pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019); Especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017) e Licenciado em Letras com dupla habilitação (Português- Espanhol) pela mesma Universidade (2016), com período de intercâmbio na Universidad de Salamanca - USAL/Espanha (2014), sendo bolsista do Programa Ibero-americanas do Santander. Atualmente, é Professor Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - CAp/UFRR. Trabalho completo
  


Do governo da língua: entre imposições do dispositivo colonial e a resistência das línguas indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará
Marília Fernanda Pereira Leite 



Professora Assistente no Instituto de Ciências da Educação - ICED da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa onde atua no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro do projeto institucional denominado Formação básica indígena, voltado especificamente para o acompanhamento acadêmico dos discentes indígenas que ingressam na Ufopa via Processo Seletivo Especial Indígena- PSEI. Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Pará - UFPA e Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Integra o Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI/UFPA). Trabalho completo

      





A espada, a cruz, o capital e as línguas na Pan-Amazônia: desdobramentos fundamentais
Welton Diego Carmim Lavareda

                                                              

Doutorando em Estudos Linguísticos (Área de Concentração: Análise do Discurso) pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA), com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia; Licenciado em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade da Amazônia. É integrante do Grupo de Estudos Mediações e Discursos na Amazônia - GEDAI/CNPq e do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia - GECA/CNPq, vinculados à Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor da Universidade da Amazônia, lotado no Centro de Ciências Humanas e Sociais, e do Centro Universitário Fibra, onde colabora na Graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu em Letras. Trabalho completo.

                              

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