Terceira Sessão: A governamentalidade e o governo da língua
Por ‘governamentalidade’ entendo o conjunto
constituído pelas instituições, procedimentos, análises e reflexões, os cálculos e as táticas que permitem exercer essa forma bem específica, embora muito
complexa, de poder que tem por alvo principal a população (...) a preeminência
desse tipo de poder que podemos chamar de “governo” sobre todos os outros”(FOUCAULT, p 143-144, 2008).
A partir dessa definição de Michel Foucault para
“governamentalidade” e dos interesses dos estudos discursivos, a terceira
sessão do VII Seminário GEDAI-GEADA-LEDUNI busca suscitar discussões que
permitam compreender como a governamentalidade toma forma e concretude na
subjetivação dos sujeitos, especificamente no que toca a língua, e como o
conceito se relaciona nesses processos com outras noções foucaultianas como
biopolítica e dispositivo.
Nisso é possível visibilizar as políticas de “deixar
morrer” e “fazer viver” (necropolítica) que evidenciam os processos de
eliminação física e simbólica dos sujeitos e seus saberes nos mais diversos
âmbitos da sociedade, de onde pretendemos destacar e localizar a língua como
objeto de ação da “governamentalidade” ao longo da nossa história, desde a
colonização.
Tais apontamentos são acenos das possibilidades de
discussões sobre as quais podemos nos debruçar para compreensão da língua,
mostrando que esta sempre recebeu atenção especial dos governos, o que reforça
a importância dos estudos da linguagem para a sociedade e, nesta sessão,
esperamos apontar direções para as pesquisas, tomando a governamentalidade como
instrumental teórico-metodológico na análise dos objetos discursivos.
Por ‘governamentalidade’ entendo o conjunto
constituído pelas instituições, procedimentos, análises e reflexões, os cálculos e as táticas que permitem exercer essa forma bem específica, embora muito
complexa, de poder que tem por alvo principal a população (...) a preeminência
desse tipo de poder que podemos chamar de “governo” sobre todos os outros”(FOUCAULT, p 143-144, 2008).
A partir dessa definição de Michel Foucault para
“governamentalidade” e dos interesses dos estudos discursivos, a terceira
sessão do VII Seminário GEDAI-GEADA-LEDUNI busca suscitar discussões que
permitam compreender como a governamentalidade toma forma e concretude na
subjetivação dos sujeitos, especificamente no que toca a língua, e como o
conceito se relaciona nesses processos com outras noções foucaultianas como
biopolítica e dispositivo.
Nisso é possível visibilizar as políticas de “deixar
morrer” e “fazer viver” (necropolítica) que evidenciam os processos de
eliminação física e simbólica dos sujeitos e seus saberes nos mais diversos
âmbitos da sociedade, de onde pretendemos destacar e localizar a língua como
objeto de ação da “governamentalidade” ao longo da nossa história, desde a
colonização.
Tais apontamentos são acenos das possibilidades de
discussões sobre as quais podemos nos debruçar para compreensão da língua,
mostrando que esta sempre recebeu atenção especial dos governos, o que reforça
a importância dos estudos da linguagem para a sociedade e, nesta sessão,
esperamos apontar direções para as pesquisas, tomando a governamentalidade como
instrumental teórico-metodológico na análise dos objetos discursivos.
Live "Do Governo da Língua"
16/07/2020
15:00
Plataforma: Youtube
Mediadora
Flávia Marinho Lisbôa
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Docente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFPA) com tese sobre a língua na interface com a colonialidade e com os estudos discursivos com Foucault. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (UNIFESSPA), onde defendeu dissertação envolvendo Análise do Discurso e propaganda eleitoral. Especialista em Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA). Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). Membro do Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI-UFPA) e do Grupo de Estudos em Linguística e Formação Docente (GELFOR-UFRA), além de compor o Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM-UFRA). Currículo Lattes.
Regina Baracuhy
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Possui Doutorado em
Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, Campus de Araraquara (2004);
Graduação em Licenciatura Plena em Letras (1987), com Habilitação em Língua
Vernácula e Língua Inglesa; Especialização (1988) e Mestrado em Língua
Portuguesa na UFPB (1994). Atualmente é professora Associado Nível IV da
Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas e orienta pesquisas no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e
no Programa de
Pós-graduação em Linguística (PROLING). Adota, como aporte teórico-metodológico de suas pesquisas, os pressupostos da área de Análise do Discurso - AD, com base nas contribuições de Mchel Foucault. Trabalha com temas que envolvem
questões relacionadas ao discurso, sujeito e poder na mídia digital e impressa
e em espaços urbanos. É autora de artigos e organizadora de livros na área de
Análise do Discurso, tais como: Cartografias Discursivas (2018), Práticas
Discursivas Contemporâneas: Corpo, Memória e Subjetividade (2011) e Práticas
Discursivas Contemporâneas 2: Corpo, Identidade e Mídia. (2012). Também é Líder
do Grupo de Pesquisa CIDADI - Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CNPQ). Currículo Lattes.
Ivânia dos Santos Neves
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Pós-Doutorado em Linguagens e Governamentalidade pela Unesp de Araraquara. Doutorado em Linguística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp (2009). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004). Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992). Prêmio Jabuti 2000, na categoria didático. Experiências na área de Linguística, Comunicação e Antropologia. Desenvolve pesquisas com sociedades indígenas, com estudos sobre cidades e experimentações didáticas com as novas tecnologias da informação. Líder do GEDAI - Grupo de Estudos Mediações e Discursos na Amazônia. Atualmente, é professora do Instituto de Letras e Comunicação - ILC da Universidade Federal do Pará, docente permanente da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Currículo Lattes.
Maria do Rosário Gregolin
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-Araraquara)
Livre-docente em Análise do Discurso pela UNESP-Araraquara
(2008); Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa (UNESP, Ar, 1988), Mestre em
Teoria e História Literária (UNICAMP, 1983). Docente aposentada, colaboradora
do Departamento de Lingüística, da UNESP-Araraquara. Foi coordenadora acadêmica
do DINTER UNESP/UFMA (2005-2010) e Coordenadora do PROCAD UNESP/UFAC
(2005-2014), ambos financiados pela CAPES. Orientadora de doutorado, mestrado e
iniciação científica e supervisora de pós-doutorado na área de Linguística, com
ênfase em Teoria e Análise Linguística. Bolsista de PQ-CNPQ, com projeto na
área de Análise do Discurso. Entre as publicações destacam-se os livros
"Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos" e
"Discurso e mídia - a cultura do espetáculo". Currículo Lattes.
PESQUISAS EM ANDAMENTO - DEBATES
APRESENTAÇÕES (Vídeo e Texto)
Políticas de Ensino de Línguas e
Discursos sobre a prática docente na fronteira Brasil-Venezuela: sentidos em
disputa
Marcus Vinícius da Silva
Políticas de Ensino de Línguas e
Discursos sobre a prática docente na fronteira Brasil-Venezuela: sentidos em
disputa
Marcus Vinícius da Silva
É doutorando em Linguística, com
ênfase em Estudos Discursivos Foucaultianos , no Programa de Pós-Graduação em
Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita - UNESP/Araraquara; Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos)
pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do
Rio de Janeiro - UFRJ (2019); Especialista em Leitura e Produção de Textos pela
Universidade Federal Fluminense - UFF (2017) e Licenciado em Letras com dupla
habilitação (Português- Espanhol) pela mesma Universidade (2016), com período
de intercâmbio na Universidad de Salamanca - USAL/Espanha (2014), sendo
bolsista do Programa Ibero-americanas do Santander. Atualmente, é Professor
Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Língua
Portuguesa e Língua Espanhola do Colégio de Aplicação da Universidade Federal
de Roraima - CAp/UFRR. Trabalho completo
É doutorando em Linguística, com
ênfase em Estudos Discursivos Foucaultianos , no Programa de Pós-Graduação em
Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita - UNESP/Araraquara; Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos)
pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do
Rio de Janeiro - UFRJ (2019); Especialista em Leitura e Produção de Textos pela
Universidade Federal Fluminense - UFF (2017) e Licenciado em Letras com dupla
habilitação (Português- Espanhol) pela mesma Universidade (2016), com período
de intercâmbio na Universidad de Salamanca - USAL/Espanha (2014), sendo
bolsista do Programa Ibero-americanas do Santander. Atualmente, é Professor
Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Língua
Portuguesa e Língua Espanhola do Colégio de Aplicação da Universidade Federal
de Roraima - CAp/UFRR. Trabalho completo
Do governo da
língua: entre imposições do dispositivo colonial e a resistência das línguas
indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará
Marília Fernanda Pereira Leite
Professora Assistente no Instituto de Ciências da Educação - ICED da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa onde atua no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro do projeto institucional denominado Formação básica indígena, voltado especificamente para o acompanhamento acadêmico dos discentes indígenas que ingressam na Ufopa via Processo Seletivo Especial Indígena- PSEI. Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Pará - UFPA e Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Integra o Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI/UFPA). Trabalho completo
Do governo da
língua: entre imposições do dispositivo colonial e a resistência das línguas
indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará
Marília Fernanda Pereira Leite
A espada, a cruz, o capital e
as línguas na Pan-Amazônia: desdobramentos fundamentais
Welton Diego Carmim Lavareda
Doutorando em Estudos Linguísticos (Área de
Concentração: Análise do Discurso) pela
Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA), com pesquisa financiada
pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia;
Licenciado em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela
Universidade da Amazônia. É integrante do Grupo de Estudos Mediações e
Discursos na Amazônia - GEDAI/CNPq e do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia
- GECA/CNPq, vinculados à Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor
da Universidade da Amazônia, lotado no Centro de Ciências Humanas e Sociais, e
do Centro Universitário Fibra, onde colabora na Graduação e na
Pós-Graduação Lato Sensu em Letras. Trabalho completo.
A espada, a cruz, o capital e
as línguas na Pan-Amazônia: desdobramentos fundamentais
Welton Diego Carmim Lavareda
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