Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega


Por Vívian Carvalho


No dia 27 de fevereiro, o pesquisador do GEDAI, Antonio Fausto Júnior, defendeu a sua dissertação de Mestrado, intitulada: “Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega”. A dissertação foi orientada pela professora Dra. Regina Lima, docente do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). A banca examinadora foi composta pelas professoras do PPGCOM: Dra. Ivânia Neves, Dra. Regina Lima e Dra. Maria Ataide Malcher, que avaliaram a pesquisa como excelente e a recomendaram para publicação. 

Banca Examinadora: Professoras Ivânia Neves, Regina Lima (orientadora) e Ataide Malcher.
Foto: Nathália Cohén

Na dissertação, Antonio Fausto analisou os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense.Com os aportes teóricos propostos pela Semiologia e pelos Estudos Culturais e aportes metodológicos da Análise do Discurso e da Iconografia e Iconologia, o pesquisador analisou o caráter discursivo desses dois gêneros musicais e sua configuração comunicacional. 
Antonio Fausto ao lado das professoras Regina Lima, Ivânia Neves e Ataide Malcher.
Foto: Nathália Cohén

De acordo com o autor, esses gêneros musicais estão atravessados por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, que prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos.



# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Nenhum comentário :

Postar um comentário