RESUMO:Esta pesquisa
analisa os resultados do projeto Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e
nas novos tecnologias na escola e a relação dos Aikewára com a mídia. Uma nova frente
de contato a que está exposto o povo indígena Aikewára: a chegada nada pacífica
da mídia a Terra Indígena Sororó. Os enfrentamentos teóricos precisam chegar a
esta nova fronteira, que não pode desconsiderar a história e os aspectos
econômicos a que está submetida esta sociedade e que já foram bastante
discutidos pela antropologia, mas que devem ir um pouco além, porque falam a
partir de uma realidade midiatizada, que demanda novas categorias de análise. O
objetivo deste trabalho é compreender, a partirda análise das
relações de poder da Análise do Discurso e dos estudos de mediação propostos
pelos Estudos Culturais e dos estudos de Fricção Interétinica, como se constitui
a história do presente entre os Aikewára e a chegada sistemática e violenta dos
meios de comunicação, mas mostrar que existe pontos de fuga, de produções de
novos sentidos, como o projeto Crianças Suruí-Aikewára. Os Aikewára, também
conhecidos como Suruí do Pará e Suruí-Aikewára, são índios castanheiros que
moram no sudeste do Pará entre os municípios de São Domingos e São Geraldo do
Araguaia. “Suruí” foi uma denominação imposta pelo não índio. Este povo tupi
vive na Terra Indígena Sororó, um grande quadrado de floresta preservado em meio
à devastação. Em meados dos anos de 1960, os índios Aikewára sofreram uma
grande depopulação após o contato sistemático com a população das cidades
vizinhas e chegaram a 33 índios. Apesar de duramente perseguidos por
fazendeiros e madeireiros da região, além de surtos de gripe e varíola, os
Aikewára resistiram. Houve muita interferência por parte dos não-índios, neste
processo, que procuraram alterar suas práticas religiosas, sua alimentação,
suas regras matrimoniais, etc. Este momento mudou definitivamente o rumo da
história e da cultura desta sociedade indígena. Segundo o último senso da Aldeia,
os Aikewára somam mais de 300 índios, sendo que a maioria são crianças e jovens.
Palavras-Chave:
Discurso, Cultura, Aikewára,Sociedades indígenas.
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