Diálogos interculturais: produção de subjetividades no conflito/negociação entre universidade e graduandos indígenas

Graduandos indígenas. Foto: Flávia Lisbôa


Autoras: Flávia Marinho Lisbôa, Ivânia dos Santos Neves

Resumo:

Este trabalho procurou analisar as práticas discursivas nas condições de possibilidades históricas que oportunizam o diálogo intercultural entre indígenas e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Nessa conjuntura, buscamos os efeitos epistemológicos dessa relação, evidenciando, por um lado, o impacto da graduação para as comunidades indígenas e, por outro lado, quais as fissuras possibilitadas na Unifesspa em função da presença indígena. Para isso, procedemos a análise por meio de um levantamento de dados no currículo e também nas produções de Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos formados até o ano de 2018, sob a ótica dos estudos decoloniais, especificamente Quijano, Mignolo, Walsh e Spivak. Nesse cruzamento, evidenciamos o que tomamos como título deste artigo: os diálogos interculturais com vistas na produção de subjetividades no conflito/negociação entre universidade e graduandos indígenas.

Palavras-chave: 

Amazônia; Interculturalidade; Graduandos indígenas; Decolonialidade; Universidade.

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