Artigos | Corpo e memes: construção discursiva de centro e periferia no Facebook
Resumo. A história da capital paraense é atravessada por diferentes discursos. Alguns são produzidos
pela grande mídia e pelos documentos como a memória oficial da cidade, cuja visibilidade acaba por
silenciar alguns de seus sujeitos e algumas de suas práticas. Essa história mantém íntima relação com a dispersão e organização histórica de povos indígenas e negros na cidade, que criou centros e periferias para determinar espaços específicos para cada grupo. Diante desse cenário, Belém, na condição deuma grande heterotopia (Foucault, 2013), é visibilizada pela web como esse espaço outro em que subjetividades são construídas por meio de memes publicados em páginas do Facebook. Este artigo analisa discursivamente esses memes como formas de construção de sujeitos, cujos corpos estão atravessados pelas marcas históricas da colonização, revelando assim a dimensão política e social que constitui esse gênero discursivo.
pela grande mídia e pelos documentos como a memória oficial da cidade, cuja visibilidade acaba por
silenciar alguns de seus sujeitos e algumas de suas práticas. Essa história mantém íntima relação com a dispersão e organização histórica de povos indígenas e negros na cidade, que criou centros e periferias para determinar espaços específicos para cada grupo. Diante desse cenário, Belém, na condição deuma grande heterotopia (Foucault, 2013), é visibilizada pela web como esse espaço outro em que subjetividades são construídas por meio de memes publicados em páginas do Facebook. Este artigo analisa discursivamente esses memes como formas de construção de sujeitos, cujos corpos estão atravessados pelas marcas históricas da colonização, revelando assim a dimensão política e social que constitui esse gênero discursivo.
Daniel Loureiro Gomes
Ivânia dos Santos Neves
Ivânia dos Santos Neves
Palavras-chave: Corpos. Memes. Heterotopia. Belém. Web.
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