Pesquisador do GEDAI lança documentário sobre o povo Tembé-Tenetehara

O jornalista e pesquisador do GEDAI, Nassif Jordy, lança no próximo dia 28 (quarta-feira), às 19h na Casa das Artes, o seu documentário “A Batalha do Livramento”.

O documentário produzido por Jordy é resultado da sua pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia-PPGCOM, da Universidade Federal do Pará-UFPA. Sob o título “Narrativas Orais Tembé-Tenetehara: percursos etnográficos, memórias e resistências”, a dissertação foi orientada pela Profa. Ivânia Neves, coordenadora do GEDAI.

Para a Profa. Ivânia, “Esta história També-Tenetehara, há muitos anos permanecia silenciada para nós paraenses e brasileiros de forma geral. É muito importante que ela ganhe visibilidade, sobretudo porque marca um momento significativo na vida deles, que intensificou a resistência e resultou com a desocupação da fazenda Mejer. Parabéns ao Nassif Jordy, pelo empenho de fazer este registro, tão desejado pelos Tembé!”

Jordy explica que "Há 20 anos, cerca de 77 indígenas foram aprisionados e torturados em suas terras por colonos e obrigados a assinar documentos abrindo mão desses espaços, já que essas terras sempre foram muito visadas por lá desde antes da ditadura militar. Então, nesse episódio, eu procuro mostrar em forma de metáfora como foi essa batalha dos índios Tembé. Mas também procuro relembrar a história desse povo desde a chegada dos portugueses nos tempos dos primeiros contatos com o colonizador".

O documentário será exibido nos 1º e 8 de abril, também às 21h, pela TV Cultura do Pará.
Foto: Divulgação


# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Nenhum comentário :

Postar um comentário