Vídeos




ENTRE RIOS E PALAVRAS: AS LÍNGUAS INDÍGENAS NO PARÁ EM 2021


No âmbito das ações do projeto “Retratos do Contemporâneo: as línguas indígenas na Amazônia Paraense”, aprovado no Edital de Cultura Imaterial da Lei Aldir Blanc de 2021, financiado pelo Governo Federal - Secretaria Especial de Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT) e organizado pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA), este documentário faz uma discussão sobre as histórias das línguas nativas faladas pelos povos originários que vivem na Amazônia paraense em 2021.


A HISTÓRIA DE ZAHY - Animação completa


O filme de animação a História de Zahy conta a história da criação da Lua segundo a sociedade indígena brasileira Tembé-Tenetehara, com narração na língua Tupi Tenetehara. Zahy é um valente guerreiro enviado pelo deus indígena Mahyra para fazer muitas coisas boas, mas pelo seu orgulho, ele decide fazer algo proibido na aldeia. Se for descoberto, Zahy terá de enfrentar consequências irreversíveis. ​

A HISTÓRIA DE ZAHY (Teaser) - Narrativa Tembé -Tenetehara



Trata-se de um teaser da animação A História de Zahy, que conta o nascimento da lua na cosmologia Tembé-Tenetehara. Direção de Otoniel Oliveira e Roteiro: Ivânia Neves e Kudã Tembé. Resultado do Projeto Astronomia Tenetehara: pluralizando Verdades/CNPq e da Bolsa de Pesquisa do Instituto de Artes do Pará.
Desenhado Zahy 



Documentário feito para detalhar a pesquisa de produção do curta metragem em animação A História de Zahy.




Análise do Discurso com Michel Foucault | Ep. 02 Os dispositivos

O 2º episódio da web-série "Análise do Discurso com Michel Foucault", traz uma discussão sobre o conceito foucaultiano de “dispositivo de poder”. Neste episódio, Maria do Rosário Gregolin se enveredará pelas margens da obra de Michel Foucault, onde é possível rastrear, como ela mesmo diz, as reflexões em que Foucault irá desenvolver este conceito.


Análise do Discurso com Michel Foucault | Ep. 01 Quem somos nós hoje?



No primeiro episódio da Web série" Análise do Discurso com Michel Foucault", Maria do Rosário Gregolin faz um passeio pela obra foucaultiana a partir da pergunta "Quem somos nós hoje?"


Documentário Michel Foucault em Belém


O filósofo francês Michel Foucault esteve duas vezes em Belém, nos anos de 1973 e 1976. Este documentário faz um inventário de seu segunda visita, quando, a convite de Benedito Nunes proferiu um curso na Universidade Federal do Pará-UFPA. Naquele momento o Brasil passava pela ditadura militar e a UFPA começava a se organizar às margens do rio Guamá. 

Trailer do documentário " Michel Foucault em Belém".



Introdução aos Estudos do Discurso e à Obra de Michel Foucault



Primeiro documentário realizado com a professora Maria do Rosário Gregolin. De caráter introdutória, ela apresenta de forma didática os primeiros passos para que está interessado em conhecer os estudos do discurso com Michel Foucault. 


Tapi'i'rapé: o Caminho da Anta (Céu dos índios Aikewára)

Apí Suruí narra como surgiram as constelações Aikewára. A anta e outros animais vão para o céu através de um caminho de flechas. Direção: Maurício Neves Corrêa e Ivânia dos Santos Neves

Tekweté: a rede Aikewára




Os índios Arihêra, Maria e Arikassu ensinam as crianças a fazer a Tekwaeté, a rede Aikewára. O filme mostra o trançado dos fios, que guarda toda beleza e delicadeza de sua cultura.
Duração: 6 min


Sapurahai (Dança e Música dos Índios Suruí Aikewára)

O Sapurahai é um dos elementos mais bonitos e importantes da cultura Aikewára. Os índios exibem com orgulho suas antigas cantigas e seus passos de danças, firmes e fortes...

Este clip foi produzido durante a realização do projeto "Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias na escola", realizado pelo Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura e pelo curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia - UNAMA. Direção Maurício Neves Corrêa/ Edição Pedro Leal.






Nenhum comentário :

Postar um comentário